Taiwan se recusa a renovar a licença do canal de notícias pró-China - Dezembro 2021

A Comissão Nacional de Comunicações citou repetidas violações das regras sobre relatórios precisos ao dizer que rejeitou o pedido da CTiTV para renovar sua licença.

CTiTV, Taiwan, Comissão Nacional de Comunicações de TaiwanO presidente da Comissão Nacional de Comunicações (NCC) de Taiwan, Chen Yaw-shyang, faz comentários durante uma entrevista coletiva explicando a rejeição da renovação da licença do canal de notícias pró-China CTi TV, quarta-feira, 128 de novembro de 2020, em Taipei, Taiwan. (AP Photo / Johnson Lai)

O governo de Taiwan se recusou a renovar a licença de transmissão de um importante canal de notícias a cabo pró-China na quarta-feira, levantando reclamações de interferência política.

A Comissão Nacional de Comunicações citou repetidas violações das regras sobre relatórios precisos ao dizer que rejeitou o pedido da CTiTV para renovar sua licença.

O canal pertence ao grupo de mídia Want Want China Times, que também publica um dos principais jornais de Taiwan e há muito tempo é associado a uma visão política favorável a Pequim, em parte atribuída a seus amplos interesses comerciais na China.

Taiwan é governado pelo Partido Democrático Progressista, que rejeita a reivindicação da China à ilha e tem lutado contra o isolamento diplomático imposto por Pequim e os esforços para conquistar a elite empresarial de Taiwan.

Em sua decisão, o presidente do NCC, Chen Yaw-shyang, não fez nenhuma alegação específica de preconceito pró-China contra a estação, mas disse que ela parecia suscetível a influências externas.

O maior problema é a interferência externa na produção e transmissão de notícias da estação de TV. Este é o grande problema de que estou falando, disse Chen em uma entrevista coletiva anunciando o resultado da revisão da licença.

Taiwan tem um dos ambientes de mídia livre mais animados da Ásia, um contraste gritante com o rígido controle mantido durante quase quatro décadas de lei marcial imposta pelo Partido Nacionalista, que fugiu para a ilha depois de ser expulso da China continental pelos comunistas em 1949.

No entanto, a compra de ativos de mídia por conglomerados empresariais, especialmente aqueles com investimentos na China, levantou preocupações sobre um viés político que está se infiltrando em suas reportagens.

Chen disse que a decisão contra a CTiTV visa em parte impedir essa tendência.

Esta é também uma mensagem clara a todos os consórcios que pretendem adquirir veículos de comunicação, de respeito à independência editorial e à profissionalidade. Eles têm que manter distância da produção e transmissão de notícias, disse Chen.

A CTiTV ainda poderá operar seus canais de entretenimento e publicar online. Mas o canal de notícias, que oficialmente perdeu sua licença em 11 de dezembro, denunciou a decisão como uma tentativa de silenciar vozes dissidentes em um golpe contra a democracia e a liberdade de expressão.

Taiwan não pode ter apenas uma voz, o canal veiculou títulos no topo de sua cobertura da decisão.